Sobre a Entidade

UM POUCO DE NOSSA HISTÓRIA

MISSÃO

Contribuir para a solução de problemas subjetivos do público acometido pelo câncer a partir de uma perspectiva integral e interdisciplinar, considerando os aspectos biológicos, psicológicos e sociais.

 

VISÃO

Ser referência como entidade assistencial em ações integradas na assistência psicossocial e promoção humana, oferecendo aos assistidos e parceiros uma relação duradoura, com foco no crescimento, desenvolvimento da autonomia e responsabilidade social.

 

VALORES

Comprometimento com o bem-estar do assistido, transparência nos programas e ações realizadas, respeito pela diversidade sociocultural, ética em todas as ações realizadas e reciprocidade para com os colaboradores, parceiros e assistidos.

 

UM POUCO DE NOSSA HISTÓRIA

Fundada em 04 de fevereiro de 1998, a AVCC – Associação dos Voluntários no Combater ao Câncer – de Fernandópolis carrega, nessas quase três décadas, uma bela história de luta em prol dos pacientes acometidos por essa terrível doença.

Foi justamente contra um câncer que, em 1998, Cândida de Jesus Silva Nogueira, a Candinha, idealizou a AVCC Fernandópolis. Com os associados Marinho Pereira e Silva, Ondina Carnielo e Silva, Maria Aparecida de Almeida Prato, Esmeralda Guimarães Siqueira, José Domingos Eugelmi, Maria Aparecida Sandrin Eugelmi, Ivete Neves de Lima, Ângela Cristina C. Gonçalves, Adair Lima Rodrigues, Dalva Luzia Alvazi Rodrigues, Cleide Moraes de Souza Barbosa, Célia Pavan, Luis Reis Santana, João Luis da Silva, Jesus Alves Nogueira, Elaine Mara Ikeda, Euclélia Maria Rosa e Maria Aparecida Vieira da Costa fundaram a AVCC.

Dentre os objetivos estão a atuação na luta social no combate ao câncer; promover o atendimento de pessoas que proporcionem recursos destinados a execução de seus objetivos; prestar serviços a outras entidades públicas ou privadas, mediante convênios específicos, e; prestar auxílio socioassistencial as famílias atendidas oferecendo suporte visando garantir as necessidades de alimentação e transporte no município.

Em poucos anos, a ideação da AVCC prosperou e deu origem ao projeto audacioso de construção de um Hospital do Câncer em Fernandópolis. Com o empenho dos voluntários e a colaboração da população, o a ideia se transformou em uma unidade hospitalar de alta complexidade que por anos serviu aos pacientes de toda a região. Atualmente, o Hospital do Câncer se transformou em uma Unidade de Prevenção ao Câncer de Fernandópolis e é administrada pela Fundação Pio XII de Barretos/SP, com credenciamento pelo SUS – Sistema Único de Saúde.

Após a passagem do Hospital do Câncer para a Fundação Pio XII, a AVCC voltou às suas origens. Instalada no Antigo Albergue Noturno, cedido pela Loja Maçônica Benjamin Reis, a entidade presta assistência a cerca de 80 pacientes com câncer e mobiliza cerca de 500 voluntários divididos em 20 equipes de trabalho.

Diariamente, as equipes de voluntários reversam na entidade confeccionando pães, farofa, doces e roscas. Semanalmente, são realizadas visitas aos assistidos e entrega de lanches para pacientes que precisam viajar para Barretos ou São José do Rio Preto. Dispõe ainda, de equipes que ficam mensalmente na porta dos supermercados para arrecadar e coletar alimentos. Enquanto isso, outros voluntários desenvolvem outras atividades que visam angariar fundos necessários para a manutenção dos trabalhos.

A entidade fornece ainda aos assistidos, frutas, leites, legumes uma vez por semana. Quando necessário, inclui a entrega de fraldas e de suplemento alimentar. Uma cesta básica mensal está inclusa entre os recursos encaminhados aos assistidos.

A entidade conta ainda com Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com os Assistidos uma vez por semana, trabalho feito pela Assistente Social e a Psicóloga. Por meio desta parceria, 32 pessoas recebem visitas e acompanhamento dos profissionais do departamento psicossocial da AVCC.

Galeria de presidentes

Confira o histórico de presidentes da AVCC

Card image cap

1998 A 1999

CLEIDE MORAIS DE SOUZA BARBOSA

Card image cap

2000 A 2005

Dra MARILANDE GONÇALVES DE CASTRO LYRA

Card image cap

2005 A 2013

ADENILDO LUIZ FERNANDES

Card image cap

2014 A 2015

CÂNDIDA DE JESUS NOGUEIRA

Card image cap

2016 A 2017

ROBERTO ARTUR DA SILVA

Card image cap

2018 A 2019

CÂNDIDA DE JESUS NOGUEIRA

Card image cap

2020 A 2021

OSVALDENIR APARECIDO TONELOTE

Faça sua doação

Confira as formas de contribuir com a entidade

Card image cap
PIX AVCC

02765157000133

(CNPJ da AVCC)

Card image cap
BANCO BRADESCO

Agência 0063

Conta Corrente 67128-2

Card image cap
BANCO BRADESCO

Agência 0063-9

Conta Corrente 10.290-3

(Conta criada para arrecadação de fundos para a construção da Sede própria da AVCC)