AVCC e Secretaria de Saúde discutem procedimentos para implementação de atendimento médico ao assistido Foto

AVCC e Secretaria de Saúde discutem procedimentos para implementação de atendimento médico ao assistido

O encontro ocorreu na manhã desta terça-feira, 30, na sede da AVCC - Associação de Voluntários no Combate ao Câncer Cândida de Jesus Silva Nogueira - sediada em Fernandópolis/SP. Participaram da reunião o Secretário Municipal de Saúde José Martins, o médico imunologista/pediatra Dr. Flávio Sano, o presidente e vice-presidente da AVCC Cidinho Tonelote e Mauro Pontes e as funcionárias Psicóloga Wellen Peres, Assistente Social Tainara Cunha e Orientadora Social Rafaeli Dona do Carmo.

No decorrer da reunião, os presentes discutiram sobre os procedimentos para implementação de atendimento médico para pacientes oncológicos assistidos pela AVCC. Atualmente, a entidade já oferece serviços de acompanhamento psicológico e de assistência social. Com a implementação desse serviço, os assistidos passariam a receber também acompanhamento médico.

Para tanto, a Associação necessitará adequar-se aos procedimentos exigidos pela DRS - Delegacia Regional de Saúde - como ambiente e equipamentos adequados e profissionais qualificados para a função. Para o presidente da AVCC Cidinho Tonelote “a Associação já disponibiliza de espaços que podem ser adaptados e que, com a chegada do Dr. Flávio Sano como médico voluntário, faltaria agora apenas uma enfermeira para integrar e assim completar a equipe de atendimento médico ao assistido”. O Dr. Flávio Sano manifestou durante a reunião o interesse de fazer parte do grupo de voluntários da AVCC como médico.

É importante ressaltar que a Secretaria Municipal de Saúde de Fernandópolis apenas acompanha o processo auxiliando na adequação do espaço e tramitação legal para a instalação do ponto de atendimento médico na referida entidade e que, cabe, portanto, a AVCC suprir com todas as exigências em vigor.

Destaca-se ainda que a AVCC já conta com um quadro misto de profissionais que, se implementado o serviço, também farão parte do atendimento. Só para se ter uma ideia, a entidade atende mensalmente em média, cerca de 100 auxiliados que recebem cesta básica mensal, hortifruti, leite, produtos de limpeza e, quando necessário, fraldas descartáveis e suplemento alimentar.